Fórum Missangarte - Artesanato

terça-feira, 14 de abril de 2009

Biscuit ou Porcelana Fria

Biscuit ou Porcelana Fria
É conhecido como a arte de modelar utilizando um tipo de massa que é feita a partir da mistura de amido de milho (maizena), cola branca.
Mas nem sempre foi assim, provavelmente o Pais de origem é Itália onde havia uma modelagem com "pasta di sale", uma mistura de farinha, água e sal. São trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia-a-dia e têm por finalidade enfeitar a mesa.
Noutros países também existem trabalhos que tiveram esta origem.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os bonecos de "salt dough" são muito famosos, além de serem uma tradição muito antiga.
Apesar de sua beleza, estes trabalhos eram frágeis, devido aos componentes da feitura da massa serem de baixa resistência.
O Biscuit nasceu inspirado justamente nesses trabalhos, mas havia a necessidade de se procurar resistência em materiais com maior durabilidade e que fosse igualmente ideal para modelar.
Misturando-se a massa a outros elementos (cola, por exemplo), obteve-se uma consistência duradoura, suficientemente para que a peça pudesse receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais.
Surgia, então, o Biscuit, conhecido na Europa e América Latina como "Porcelana Fria". Nome que se deve ao facto de não precisar ser cozida depois de modelada pois seca simplesmente em contacto com o ar.
A maior dificuldade no biscuit é normalmente em acertar no ponto da confecção da massa, pois a mesma não pode ficar nem muito mole nem muito dura para se poder modelar e secar naturalmente.
É uma massa de fácil modelagem manual, que pode ser feito por adultos e crianças, pode ser tingida com tintas e corantes variados.

O biscuit e eu:
O biscuit entrou por mero acaso na minha vida, entrei numa loja para comprar guardanapos, vi uma pequena peça feita em biscuit e fiquei apaixonada.
Sai da loja com vários utensílios que não sabia como se chamavam nem ao certo para que serviam, uns pacotinhos de massa de várias cores, e as poucas indicações que me tinham sido facultadas na loja.
Quando cheguei a casa meti mãos na massa.
Claro que fiz uma peça linda (deve-se ler horrível.) uma bonequinha íman que ainda hoje tenho no meu frigorifico, pois ele representa o inicio desta minha paixão.

Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas gosto do que faço e isso é o principal.


por Biscuitando
___________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário