Fórum Missangarte - Artesanato

terça-feira, 14 de abril de 2009

Artesanato com fibra de bananeira

Artesanato em folha de bananeira

A Bananeira frutífera, Musa SP, é considerada uma planta anual, monocotiledônea. As partes da bananeira (pseudocaule, folha e engaço), após a colheita dos frutos, são considerados resíduos.
Os resíduos da bananeira são fibrosos, e podem ser utilizados como matéria–prima para a produção de papéis especiais. Dependendo da parte da bananeira utilizada, e do processo de produção de papel, podem ser obtidas características muito atraentes, tais como cor; textura; brilho; resistência; e outras, proporcionando assim diversas possibilidades de uso em revestimentos, embalagens e artigos artesanais.
A produção de papéis da bananeira é uma alternativa para produtores de bananas, que buscam diversificar a produção na atividade bananicultora, gerando empregos, agregando valores a um resíduo, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas ligadas a essa actividade.
Meu papel é feito á mão, produzido artesanalmente, a partir da polpa da bananeira, e receptivo a tintas, colas, vincos, cortes, efeitos translúcidos e resistentes á humidade. Tudo sem perder em qualidade, e grande variedade e originalidade. Além de tudo isso, o trabalho artesanal ajuda na preservação do meio ambiente.
Por termos por aqui muitos bananeiras ao pé das estradas, resolvi trabalhar com esse processo e dou aulas em cooperativas e no centro de convivência de Mongaguá, para idosos. É um trabalho gratificante, bonito e barato, pois tiramos a matéria – prima da natureza, e isso reduz a despesa e nos dá boa margem de lucro.
Este papel é ecologicamente correcto.

Por: Marina-arts
___________________________________
-mais inf em Fórum Missangarte - Artes diversas

Sem comentários:

Enviar um comentário