Fórum Missangarte - Artesanato

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Patchwork

Patchwork

Patchwork é uma palavra estrangeira, moderna e até há pouco tempo, estranha para nós.
Esta palavra define, hoje em dia, a arte de unir retalhos de tecido. Um negócio em expansão, com tecidos caríssimos, cortadores circulares, placas de corte, réguas, etc.
Mas tudo isto pode ser feito sem gastar muito dinheiro. Usar uma régua simples e tesoura, alfinetes e tecidos nacionais, é uma boa opção para quem esta a iniciar esta arte.
O segredo para fazer um bom trabalho está na hora de costurar, seja à mão ou à máquina e no corte dos tecidos, sempre a favor do fio do tecido; desta maneira o trabalho fica sempre direitinho. Outra coisa muito importante é o gosto pelo que se faz. Escolher os tecidos e harmonizar as cores e os desenhos dos mesmos e uma tarefa importante para um trabalho agradável à vista e para a nossa satisfação pessoal.
No meu tempo de menina (e eu já sou muito antiga) gostava de sentar-me com a minha avó e as vizinhas em grupo, a cortar e coser "trapinhos" (era assim que se chamava nesse tempo a este trabalho).
Dali saíam peças lindas - colchas, tapetes bolsas ou os chamados "taleigos"; estes eram usados no transporte das refeições, tanto pelos homens como pelas mulheres que trabalhavam nos campos. Mas nesse tempo não se compravam tecidos para o efeito. Era usado tudo o que não servia para vestir, por qualquer razão: uma saia, porque apertada; umas calças de homem mais curtas ou o vestidinho que já não servia à menina da casa. Era um trabalho de aproveitamento.
Durante muitos anos esqueci esta arte, mas agora, com a Internet, encontramos trabalhos muito bonitos e voltei a interessar-me por esta forma de artesanato. Gosto de fazer com retalhinhos coisas úteis como pegas de cozinha, sacos, almofadas, ou também aquelas coisinhas que não tendo muita utilidade são tão lindas.
E é tudo o que posso dizer-vos sobre esta velha-nova arte que é o Patchwork.

- Por Zarita
___________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário