Fórum Missangarte - Artesanato

terça-feira, 28 de abril de 2009

A arte de fuxicar

Fuxicos? O que é isso?

Muita gente quando ouve o termo Fuxico, associa imediatamente a mexericos. E muito bem...

O nome Fuxico surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se juntavam para costurar, e, ao mesmo tempo fazer intrigas e mexericos. Ou seja, fazer fuxicos.

Iniciei-me nesta arte há cerca de um ano. Inicialmente, por curiosidade de descoberta desta técnica, até então desconhecida para mim.

Após algumas procuras na Internet, passei á fase de experimentação. Meti mãos nos tecidos, nas linhas, agulhas e tesouras, e iniciei-me nesta aventura.

Os primeiros Fuxicos, claro que não saíram como esperado, mas vi logo que não me saía mal e que até poderia continuar .

Com o tempo, as técnicas foram-se aperfeiçoando, e com algumas inovações minhas, foram surgindo vários tipos de Fuxicos (Simples, Pétalas Bicudas, Pétalas Redondas, etc) para aplicar em diversos trabalhos.

Desde que me iniciei nesta arte, posso dizer que os meus trabalhos ficaram mais ricos e originais.

Basta dar asas à imaginação e surgem-me novas ideias de onde e como os poderei aplicar.

Desde então, os Fuxicos, são uma constante e forte presença nos meus trabalhos!

por: Sónia Duarte (Sois Lojinha)

_____________________________________________

Mais informações em: Fórum Missangarte- Patchwork

Sem comentários:

Enviar um comentário