Fórum Missangarte - Artesanato

domingo, 25 de abril de 2010

Artesão - Administrador e fundador

Nunca sentiram curiosidade em perguntar como tudo começou? Ou qual o responsável por
todas estas oportunidades de divulgação e convívio?
Para satisfazer a nossa curiosidade, a primeira entrevista não podia deixar de ser com o fundador do fórum...
Mais conhecido por Artesão, tem como nome Hugo. Um jovem com alma empreendedora, muita imaginação e cheio de garra.
Estivemos à conversa com ele e descobrimos os segredos da motivação e do sucesso.


1. Quando e como começou o interesse pelo artesanato?

Re: Bem, acho que quando se tem um gosto tão grande como tenho por artes no geral, não podia deixar de dizer que é algo que nasceu comigo.
Ainda muito novo, levado pela curiosidade de como se fazia as coisas e de como funcionavam, desmontava e abria todos os brinquedos. Já na escola segui sempre os cursos que me mostravam mais desafios e sempre com uma vertente mais prática que teórica, adorava as aulas de trabalhos manuais e sempre foram as disciplinas práticas onde tinha as melhores notas. No primeiro emprego sempre adorei os caminhos que tinha de criar para chegar ao fim com uma estética elegante e sempre funcional. Hoje nunca perco uma oportunidade para saber sempre mais um pouco. Mas mesmo em forma de vicio surge com a criação da Missangarte.


2. Mais tarde surgiu o Fórum Missangarte... qual o objectivo inicial com a sua criação?

Re: O Fórum foi o início do que achei ser uma boa ideia para se poder interagir com os clientes da Missangarte, mas a falta de tempo e não sendo o fórum uma prioridade, ficou esta ideia um pouco esquecida durante uns tempos. A minha grande paixão pelo artesanato levou-me numa busca de conhecimentos e novas técnicas, depois de participar noutros fóruns de artesanato, vi que a maioria era muito morto, com muita falta de conteúdo, coisas novas e incentivos aos participantes, a nível nacional apenas um fórum mostrava realmente diversas vertentes de artesanato mas sendo um fórum generalista não era dedicado a 100% ao artesanato, outros apenas se dedicavam e uma ou outra arte em especifico. Vi então aqui uma lacuna muito grande a nível nacional no que toca a um assunto que tanto tem para mostrar, foi dai que resolvi ressuscitar e dar vida ao Fórum Missangarte, cheio de novidades, muitas coisas novas e muita partilha de conhecimentos, a partir desse momento o fórum deixou de ser apenas um apoio a uma loja, e passou a ser um fórum dedicado para todos os amantes das artes e artesanato, sendo o primeiro em Portugal 100% dedicado ao artesanato tapando assim uma lacuna existente na altura.

3. Tem correspondido com as expectativas?

Re: Praticamente tudo no fórum tem excedido as minhas expectativas. Iniciei este projecto com uma grande vontade de criar algo grande e conseguir deixar uma marca no mundo das artes e artesanato, neste aspecto acho que me estou a sair bem, ainda temos um grande caminho a percorrer, mas sei que juntamente com o apoio de todos os membros, vamos conseguir, até porque são todos os membros e moderadores do fórum que fazem dele o que hoje é, a todos eles o meu obrigado por fazerem deste local uma referencia no mundo do artesanato. Mas o que excedeu mesmo todas as minhas expectativas foi as grandes amizades que tenho vindo a criar e todos os momentos de alegria e felicidade que nos têm dado pessoas em parte delas ainda desconhecidas, mas que neste momento considero como uma segunda família.
É ainda visível o impacto que o fórum teve e tem nesta área uma vez que depois dele diversos foram os fóruns e projectos nele inspirados. As nossas ideias rapidamente são projectadas e recriadas noutros espaços o que nos mostra a importância e dimensão deste projecto. Continuando no presente e futuro a inovar, tanto na originalidade e conteúdo é por isso uma certeza que as expectativas se superam a cada dia que passa.

4. E projectos para o futuro? Tens algumas ideias que nos queiras revelar?


Re: Os projectos são imensos e neste momento apenas nos falta a ajuda de pessoas dispostas a partilhar estes sonhos, alguns apoios financeiros e patrocínios. Mas podemos revelar um pouco do que temos em mente tanto num futuro bem próximo como a longo prazo, que passa pela criação de novas categorias, a organização e remodelação que se encontra praticamente concluída, novos incentivos á participação e partilha, uma associação de artesãos, diversas feiras de artesanato um pouco por todo o país para divulgação das diversas artes do fórum, e muitas outras coisas, isto claro, apenas para os membros do fórum. Projectos mesmo para a marca, passa primeiro pela renovação do site, que agora se mantém pendente por diversos motivos pessoais, um centro de distribuição de materiais para artes decorativas, diversas fábricas de produção própria e muitas outras coisas que quero manter em segredo. É claro que algumas muito ambiciosas, e que possivelmente não passaram disso mesmo, ideias.

5. Alguns membros não sabem mas Missangarte é também uma loja, uma marca registada...querem falar-nos um pouco sobre esse projecto?

Re: É verdade, a Missangarte é uma Empresa e marca registada que para além de produzir sobre a marca Missangarte, cria ainda produtos de marca branca e produção em série, fazendo a distribuição de acessórios de moda para outras marcas e diversa lojas que atribuem a sua própria marca nos nossos produtos. Neste momento tal como já referi, encontra-se tudo muito suspenso por diversos motivos, mas é meu objectivo a continuação e remodelação da marca.

6. Verdade seja dita, poucos trabalhos teus podem aqui ser vistos, afinal que arte faz o artesão?

Re: É muito verdade, e como amante de artesanato que digo ser até parece mal, mas também é verdade que com a criação do fórum, o nascimento do meu filho e uma série de barreiras encontradas no meu percurso de vida, me deixam sem tempo e motivação para dedicar ao artesanato.
O meu forte é a bijuteria, podem pensar que é coisa de meninas, mas nunca vi a coisa por esse ponto de vista e acho que não existe nada que seja exclusivamente dedicado á mulher ou ao homem. Depois já fiz trabalhos e tenho conhecimento de outras artes como o trapilho, feltro, arames, velas, sabonetes, pintura abstracta, criação de roupa, gesso, decoupage, cerâmica plástica, trabalhos diversos de reciclagem e aproveitamento do que a natureza tem para nos dar. Muitas outras coisas e artes sei desenvolver mas no geral é isso.
Prometo que de futuro e se o tempo me permitir que voltarei a criar novas coisas e vos mostrar o que já fiz e vou fazendo, porque afinal é esse o espírito do fórum.

7. O que mais gostas de fazer para além de artesanato?

Re: Gosto muito de passear, seja numa praia, num jardim ou a visitar um monumento, é sempre bom por vezes largar o teclado e partir, seja acompanhado ou apenas sozinho, num passeio ou para momentos de reflexão e reposição de energias, é o que mais gosto de fazer no meu tempo livre. Adoro navegar por este mundo virtual a fora em busca de novos conhecimentos aprender coisas novas, muito desse conhecimento acaba por se reflectir aqui no fórum ainda que em parte muito dele invisível ou passar despercebido. Depois tenho ainda outros passatempo, andar de bicicleta e a ver qual a melhor maneira de evitar cair no chão no meio de trilhos sinuosos, ir ao cinema, ir ás compras, fazer puzzles, inventar coisas, bricolage diversa, ver filmes e jogar consola, são algumas das coisas que ocupam o meu tempo livre.


8. Que conselhos podes dar a quem se queira iniciar no mundo do artesanato?

Re: Penso que um concelho que posso dar, é o de serem sempre únicos e originais. O verdadeiro artesão é aquele que levado por uma inspiração, cria e mostra trabalhos únicos e nunca antes vistos. Num primeiro passo todos seguimos os caminhos dos outros, é a altura em que aprendemos as técnicas e aprendemos a usar as ferramentas, mas depois cada um deve criar o seu caminho. De inicio existe uma grande montanha a escalar até se atingir um nível aceitável, mas se realmente gostarmos do que fazemos a perfeição é o limite. Depois claro, o maior de todos, NUNCA DESISTIR.

9. Para finalizar, existe mais alguma coisa que nos queiras dizer?

Re: Penso que de uma forma geral disse tudo, mas podem ir colocando novas perguntas neste tópico que dentro do possível irei responder a todas.
Mas quero deixar uma palavra de grande agradecimento e apelo a todos os moderadores e membros do fórum, que sem eles nada disto seria possível. Um fórum de artesanato sem a partilha de conhecimento e trabalhos de todos não seria um fórum. Peço a todos, que nos ajudem a manter este fórum um local de referencia no mundo do artesanato. Somos mais que um livro, somos uma biblioteca que reúne num só espaço tudo o que se queira saber, é deste modo importante que se continue a reunir aqui todo o tipo de conhecimento e assuntos sobre as diversas artes, só assim poderemos garantir que a informação não se encontra dispersa pela imensidão do espaço virtual e aqui reunimos todo o saber de gerações passadas e futuras.
Muito obrigado a todos e bons trabalhos.

1 comentário:

  1. Ola, sabes me indicar como é que eu arranjo um banner do forum como o que esta no totpo do blog para eu por no meu?

    Obrigada

    ResponderEliminar