Fórum Missangarte - Artesanato

domingo, 24 de maio de 2009

A arte da Découpage

Découpage significa recortar e colar, é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objectos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua actual, versátil, e divertida. O termo Découpage é francês (découper=cortar), porém sua origem é italiana. Esta forma de arte começou em Veneza, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto de Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham a sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.

Um dia a minha mãe chegou a casa com duas caixinhas decoradas com découpage, gostei tanto delas e daquele tipo de arte, que decidi que também tinha que experimentar. Assim fui-me informando como é que se fazia e que tipo de materiais tinha que utilizar.

O meu primeiro trabalho foi um tabuleiro, que ofereci à minha madrinha.

Sei que ainda tenho muito que aprender.

A découpage para mim é relaxante, quando estou a criar algo, consigo esquecer todos os problemas.

De todas as artes, esta é a que eu mais gosto e recomendo a todas as pessoas.


por: 7Kiki7

_______________________________________________________________


Mais inf. em: Fórum Missangarte - Découpage

Sem comentários:

Enviar um comentário